Se o teu anúncio for reprovado pelo Facebook não entres em pânico porque a resolução até é bastante simples. Segue estas dicas para ultrapassares este problema.
Razões que levam o teu anúncio de Instagram ou Facebook a ser reprovado.
No processo de revisão o Facebook avalia as imagens, texto, público-alvo e o conteúdo existente na landing page ao qual o teu anúncio está a apontar.
Se a landing page não funcionar, se não corresponder ao que promoves ou se o anúncio não cumprir com a política de publicidade ele é reprovado.
O que fazer quando o Facebook reprova o teu anúncio:
1º – Rever o anúncio
As causas mais comuns são o texto ou a imagem. Verifica se tens conteúdo proibido ou restrito ou se usas imagens que não cumprem com a política de publicidade do Facebook.
Revê também o público-alvo para que não estejas a comunicar conteúdo que não se adequa a essa audiência.
Conhece alguns tipos de conteúdos que são proibidos ou restritos pelo Facebook:
Conteúdo Proibido
- Práticas discriminatórias
- Tabaco e produtos relacionados
- Substâncias perigosas
- Armas, munições ou explosivos
- Produtos ou serviços para adultos
- Conteúdos sensacionalistas
- Desincentivo à toma de vacinas
Conteúdo Restrito
- Álcool
- Encontros
- Apostas e jogos online
- Seguros
2º – Recorrer da decisão
Caso verifiques que o teu anúncio cumpre com as normas exigidas pelo Facebook, então podes recorrer da decisão através do menu Qualidade da conta. Este processo pode demorar alguns dias, e se não houver qualquer causa para o teu anúncio ser reprovado, é o suficiente para voltares a ter o teu anúncio publicado.
Caso o recurso não seja aprovado, então recomendo que cries novamente o mesmo anúncio e tenhas em atenção se cumpres com a política de publicidade do Facebook.
3º – Fala com o Facebook
Lembra-te: se fazes ou vais fazer anúncios de Instagram ou Facebook, é porque és cliente pagante do Facebook. E o Mark Zuckerberg(CEO do Facebook) tem muito interesse em que continues a investir em anúncios, por isso se mesmo assim continuares com dificuldades, entra em contacto com a equipa de suporte através do Centro de Ajuda.
Podes também aceder ao teu Gestor de Negócios e aceder ao serviço de concierge que o Facebook tem para apoiar as empresas com dificuldades. Eu já utilizei e são muito rápidos e resolvem sempre o problema.
Se ainda não tens o Gestor de Negócios, então recomendo-te a criares um para a tua marca, verás que a gestão dos anúncios, permissão de utilizadores e faturação são muito mais simples de gerir.
Um anúncio reprovado não é o fim do mundo.
Se é a primeira vez que crias um anúncio e foi reprovado, apesar de ser chato, é muito comum acontecer. Os anúncios são revistos e aprovados por um algoritmo, ou seja é um computador que avalia se o anúncio cumpre com os requisitos definidos pelo Facebook. É normal ocorrerem erros, por isso relaxa e segue os passos que indiquei acima e verás que em pouco tempo tens o teu anúncio no ar.
Já tiveste algum anúncio reprovado? Diz-me nos comentários como resolveste essa situação.