Descobre como criar uma campanha de email marketing eficiente para angariar novos clientes e aumentar as vendas.
O email marketing não morreu e continua a ser uma estratégia muito eficiente para conseguir aumentar as vendas do teu negócio, bem como fidelizar os teus clientes. Dados recentes indicam que 79% dos profissionais de marketing coloca o email marketing em 1º lugar nos canais de comunicação mais eficazes.
O que acontece é que o email marketing tem efetivamente sido conotado como um meio de comunicação que promove muito o spam.
O problema não é o meio, mas sim a forma como utilizamos o recurso. Por essa razão, vou partilhar contigo algumas dicas para criares uma campanha de email marketing eficaz.
O que é Email Marketing?
O Email Marketing é uma estratégia de marketing que consiste na comunicação através do envio de e-mail com o intuito de manter as tuas leads quentes e prontas para converter em clientes.
O que é uma campanha de Email Marketing?
Uma campanha de email marketing consiste no desenvolvimento de uma estratégia que pode ter vários objetivos, e que é comunicada através de email.
Uma campanha de email marketing (e o email marketing em geral) não se traduz apenas no envio de newsletters semanais. Eu considero isso uma comunicação de marca, enquanto que uma campanha é uma estratégia pensada que tem um objetivo claro e tudo é planeado para cumprir esse objetivo.
Tipos de Campanhas de Email Marketing
Existem vários tipos de campanhas, irá sempre depender de qual é o objetivo que pretendes atingir: Podes criar uma campanha de email marketing que tenha como objetivo:
- Angariação de leads;
- Promoção (venda) de um produto ou serviço;
- Fidelização e retenção de clientes;
- Aumentar as visitas ao website;
- Aumentar a brand awareness.
Métricas de uma Campanha de Email Marketing
Após criares uma campanha de email marketing, como saberás que atingiste o teu objetivo? É claro que se o teu objetivo for aumentar as vendas, verás a faturação a crescer. No entanto existem outras campanhas que não têm uma visibilidade tão direta no negócio. Por isso é importante que tenhas em conta as métricas de email marketing que são importantes para definir o sucesso de uma campanha:
Taxa de Abertura (Open Rate)
Esta métrica indica qual foi a percentagem de pessoas que abriu o email. É extremamente importante esta métrica e é historicamente a métrica que é mais tida em conta numa campanha de email marketing. Assumindo que a tua lista cresceu de forma orgânica, ou seja as pessoas é que subscreveram a tua lista e não foram adicionadas manualmente, a taxa de abertura, na minha opinião, tem impacto essencialmente em duas coisas:
O Assunto do email
O assunto (subject) do teu e-mail deverá ser suficientemente atrativo para abrirem o email e estar relacionado com o que a tua audiência pode esperar de ti e do teu negócio. Por exemplo: se eu subscrevi uma newsletter de um contabilista, se receber conteúdo que não se enquadra naquilo que é a minha expectativa sobre as comunicações de um contabilista, provavelmente não vou abrir o email.
Hora de envio
A taxa de abertura avalia também se a hora de envio foi boa, no sentido de “apanhar” as pessoas no momento em que a sua atenção pode ser captada para o email. Não há uma ciência exacta para este dado, o importante é ir testando as melhores horas de envio.
Taxa de Clique (Click Rate)
A taxa de cliques é a métrica que te indica se o conteúdo do email vai ao encontro do que a tua audiência procura. Se entregares efetivamente conteúdo de valor, e a comunicação for clara então verás a tua click rate a subir. A taxa de clique avalia:
O conteúdo do email
Levar a abrir o email é um desafio, e depois de abrirem o conteúdo do email tem que responder à premissa do assunto (subject). Tens que entregar a informação que suscitou a curiosidade à tua audiência e deve ser escrita de forma simples e com o design que facilite a leitura. Os templates que usas de email marketing são importantes, na medida em que é cada vez mais crucial que o email seja atrativo e fácil de ler, principalmente nos telemóveis.
CTA (Chamadas para a Ação)
As chamadas para ação são elementos que incitam a tua audiência a agir. Podem ser usados para visitarem uma página do site ou artigo de blog, para comprar um produto ou serviço ou, por exemplo, para recolher feedback. Habitualmente, nos emails, o CTA é o botão, no entanto também podem ser hiperligações. O importante é que existam! A taxa de clique avalia diretamente o CTA do email enviado. Por isso usa uma chamada para a ação que incite o clique. Por exemplo se for para vender um curso, indicar que as vagas são limitadas, ou se tiver um desconto indicar que é só para as primeiras pessoas que comprarem.
Taxa de Unsubscribe
A taxa de unsubscribe é a métrica que indica a percentagem de pessoas da tua audiência que decidiram sair da tua lista de emails. Ela tem em conta, habitualmente, dois factores:
Segmentação
Com segmentação refiro-me à hipótese do teu conteúdo não estar adequado à tua audiência. Poderás ter captado as leads através de um ebook ou checklist grátis por exemplo, e a tua comunicação de email não estar alinhada com o que levou essa lead a subscrever inicialmente.
Spam
O Spam infelizmente é um rótulo que quando se associa às comunicações é difícil escapar. Por isso para reduzir o spam ou evitar, tem atenção ao número de e-mails que envias para a tua lista. Esta é a principal razão para os emails serem marcados como spam manualmente pela tua audiência. A outra forma das tuas comunicações irem parar ao spam, é pelo uso de palavras chaves negativas no subject (assunto) dos emails. Neste caso são as próprias aplicações de email (gmail, outlook, mail, hotmail) que marcam automaticamente o teu email como spam, porque utilizam expressões consideradas negativas.
Deixo alguns exemplos de expressões a evitar nas campanhas de email:
- Grátis
- Atenção
- Desconto
- Escondido
- Imediato
- Incrível
- Urgente
- Ganhe Dinheiro
- Trabalhe de Casa
- Oferta
- Perca Peso
Evita também o uso de pontuações excessivas, como as exclamações (!!!).
Estratégias para melhorar a eficácia das campanhas de email marketing
Testes A/B
Testes A/B são uma funcionalidade das plataformas de Email Marketing, que permitem testar duas ou mais variações do teu email para a tua audiência, com o objetivo de melhorar a performance desse email. Para melhorar a taxa de abertura dos emails, é possível fazer um teste A/B ao assunto. Para melhorar a taxa de clique, é possível fazer um teste A/B ao conteúdo do email, ou mesmo apenas aos CTAs.
Este tipo de funcionalidade permite fazer pequenas melhorias no conteúdo que é enviado e assim aumentar a performance das campanhas, no que diz respeito à taxa de abertura e de clique.
Segmentação da audiência
Segmentar a tua audiência, significa categorizar e identificar as pessoas que se encontram na tua lista. Este tipo de ação permite-te afinar a comunicação que envias, bem como a própria personalização dos emails. Não recolhas apenas o email, recolhe mais dados das pessoas para que possas colocar o primeiro nome da pessoa no email, “Olá Rita” em vez de ter apenas um “Olá”. Podes segmentar mediante o tipo de conteúdo que preferem receber e assim reduzir a taxa de unsubscribe ao enviar uma comunicação que nada diz à pessoa que vai receber.
Automação
Utiliza o marketing de automação para evitar que tenhas que fazer as comunicações manualmente. Plataformas como o Mailchimp, Mailerlite ou Egoi, permitem criar processos automáticos que depois funcionam de forma autónoma. Por exemplo, sempre que alguém subscrever a tua newsletter, podes criar um processo em que recebe um email de boas vindas, 2 dias depois recebe outro e-mail, e 3 dias depois outro e-mail até enviares um de venda. Com este processo estás a trabalhar o que é denomidado o lead nurturing, que é o acompanhamento da tua lead através da comunicação, levando-a de lead morna a lead quente, pronta para comprar.
Plataformas de Email Marketing
Existem várias programas que podes subscrever para o envio de emails, grande parte têm um plano grátis que podes usar para iniciares a tua estratégia de email marketing sem grandes custos associados. Conhece algumas plataformas que recomendo:
Mailchimp
A ferramenta mais conhecida do mercado e provavelmente a que tem mais utilizadores. Mailchimp é sinónimo de newsletters, embora existam alternativas bastante viáveis, não deixa de ser a referência pela facilidade em construção de e-mails e pela sua vertente de automação.
MailerLite
O MailerLite é uma aplicação bastante intuitiva de utilizar e uma excelente opção para quem quer uma plataforma simples e está a dar os primeiros passos no email marketing.
Existem outros programas que podes subscrever para o envio de emails, podes espreitar a área de recursos grátis para conhecer mais.