Descobre como conseguir seguidores no Pinterest, com as nossas dicas, e começa a crescer o teu negócio nesta rede social utilizada por milhões em Portugal.
O Pinterest é uma rede social fabulosa. É considerado um dos maiores motores de busca do mundo, e é uma montra de negócios muito eficiente.
Em Portugal mais de 2 milhões de pessoas usam o Pinterest, para descobrir dicas, estratégias de negócio e muito mais.
Mesmo sendo uma das melhores redes sociais para o teu negócio, é importante referir que não basta apenas criar uma conta e os clientes voam diretamente para o carrinho de compras do teu site.
Para teres sucesso no Pinterest é importante seguires uma estratégia para esta rede social, bem pensada e detalhada para que comeces a ter seguidores no Pinterest rapidamente. E mais do que seguidores, ter muitas visualizações.
O que é o Pinterest?
O Pinterest é uma rede social e um motor de busca visual que te permite descobrir informação sobre qualquer área, seja de design, marketing, receitas, informática, produtividade, etc.
É uma rede visual, porque tem por base os pins que são publicações de imagem, ou vídeo.
Agora que já sabes o que é esta rede social, conhece então a melhor estratégia para conseguir seguidores no Pinterest.
Cria uma conta de Empresa
Assumindo que já tens a tua persona bem definida, o primeiro passo para conseguir seguidores no Pinterest é criares uma conta de Empresa.
Ao escolheres essa opção poderás atribuir o nome da tua marca à conta de Pinterest além de que terás acesso a mais áreas, como o analytics do Pinterest que te irá dar uma visão geral das estatísticas de visualização, partilhas e guardados dos teus Pins.
Terás também acesso aos Pins detalhados (Rich Pins) que sincronizam automaticamente a informação do teu site com os teus pins.
Além disso, poderás aceder à área de anúncios do Pinterest e criar pins patrocinados para alcançares uma audiência maior e assim conseguir mais seguidores no Pinterest.
Cria um calendário editorial
O Calendário Editorial é uma ferramenta muito útil para tudo o que está relacionado com a criação de conteúdo. No caso do Pinterest, é importante manter a recorrência de publicação constante e um calendário editorial pode ajudar nesse aspecto.
Com o calendário editorial defines a que dias pretendes publicar os teus Pins, bem como te permite organizar as tua publicações mediante os tipos de pins que existem dentro do Pinterest. Imagina, na 2ª feira podes publicar um Pin de Imagem, na 3ª feira um Pin de vídeo, na 5ª adicionas um pin carrossel e no domingo um Pin de idea.
Podes também utilizar a Tailwind a aplicação que te permite agendar os Pins e ainda tem milhares de templates para criares pins.
Cria vários tipos de Pins – utiliza todos os recursos do Pinterest
Tal como em todas as redes sociais, o Pinterest está em constante atualização e com isso surgem novidades na forma como apresentam o conteúdo aos seus utilizadores. Os pins antigamente eram apenas de uma única imagem e atualmente, também com o crescimento da concorrência o Pinterest permite a partilha de vídeos, Pins de Ideia e os Rich Pins.
Utiliza esses recursos para criar conteúdo visualmente atrativo e que ao mesmo tempo partilhe conhecimento para quem vai ler. Aqui destaco os Pins de vídeo e de Ideia:
- Os Pins de Vídeo permitem-te adicionar um vídeo de duração 15 a 60 segundos e são uma óptima forma de partilha de conteúdo mais rápida e pessoal.
- Os Pins de Ideia permitem-te adicionar um carrossel de imagens ou vídeos, tal como se fosse um Story de Instagram. É perfeito para criar conteúdo tipo listas ou how to’s.
Pinterest SEO – Otimiza os teus pins
Como indiquei anteriormente, o Pinterest é atualmente um dos maiores motores de busca no mundo e por esse motivo é importante otimizar os teus pins, através do Pinterest SEO. SEO significa Search Engine Optimization e é o processo de melhoria do conteúdo (e não só) para que seja indexado, neste caso pelo Pinterest, e apareça nas primeiras posições para quem faça uma pesquisa dentro da rede.
A melhor forma de trabalhar o SEO é através do conteúdo que escreves nos Pins. Por isso tem em atenção ao título e à descrição que adicionas, pelo que devem estar relacionadas com a palavra-chave relacionada com o conteúdo que estás a publicar.
Por exemplo, se estás a partilhar um pin de imagem de um artigo que escreveste sobre “Os melhores locais para viajar em Setembro em Portugal”, então adapta a descrição e título para que contenham a palavra-chave principal que neste caso também é partilhada pelo artigo.
Adiciona também as hashtags que estão relacionadas com o teu conteúdo, a hiperligação para o artigo e verás que naturalmente o teu pin irá aparecer nas pesquisas.
Organiza a tua conta de Pinterest adicionando álbuns que identifiquem tipos de conteúdo relacionados. Para quem “chega” à tua página, se ela não tiver álbuns, verá os pins adicionados apenas por ordem cronológica.
Para ajudar quem te visita, organiza o teu conteúdo por álbuns e tira partido do SEO para Pinterest para adicionar as palavras-chave certas para cada álbum.
Segue perfis relacionados com a tua marca
Procura perfis no Pinterest de influencers ou negócios que estejam relacionados com o teu negócio. Não me refiro à concorrência (embora seja bom também estares atento ao que publicam) mas sim a perfis que complementam o teu negócio e a quem possas posteriormente entrar em contacto e trabalhar numa parceria.
Por exemplo, se eu trabalhasse na área do imobiliário, pode ser interessante criar uma parceria com uma designer de interiores que faça staging em imobiliário.
Álbuns de Grupo
Os álbuns de grupo são uma forma, menos popular, de conseguir mais seguidores no Pinterest. Aqui terás que fazer um trabalho mais manual de procurar álbuns que estejam relacionados com o teu público-alvo. Posteriormente terás que ver que o álbum é colaborativo verificando se tem mais do que um perfil como proprietário desse álbum. Caso encontres um, terás que entrar em contacto com um dos perfis que se identifica como proprietário e pedir para estares presente nesse álbum.
Em caso afirmativo, os teus pins serão vistos por todos os seguidores do álbum, que normalmente contemplam os seguidores de todos os perfis que estão nesse álbum.
Este processo também pode partir de ti, ou seja crias um álbum de grupo e convidas outros perfis para estarem presentes nesse álbum e publicarem lá.