CTA (Call to Action)- O que é e como usar?

Descobre o que é um CTA (Call To Action) e como podes utilizar na comunicação do teu negócio para converter leads e aumentar a faturação.

CTA (Call to Action)- O que é e como usar?

O que significa CTA?

CTA significa Call To Action ou em português Chamada para a Ação e é essencialmente uma forma de incentivar o utilizador a efetuar uma ação. Um CTA tem como objetivo guiar o utilizador a efetuar a ação descrita.

Para que serve um CTA (Call To Action)?

Serve para guiar as pessoas a executarem uma ação relacionada com o teu objetivo de marketing. O Call To Action tem uma importância muito grande no funil de vendas. É através dos CTAs que levas a tua lead pelas etapas do funil de vendas para que por fim consigas converter. Dados indicam que um CTA personalizados convertem mais 202% que CTAs mais básicos. Por isso adapta o call to action ao conteúdo que estás a mostrar à tua lead e à etapa do funil onde se encontra.

Objetivos de um CTA

O Call to Action pode ter vários objetivos, que dependem da etapa do funil de vendas em que se encontra a tua lead. No entanto é possível indicar os objetivos mais comuns relacionados com a jornada de compra do teu público-alvo:

1 – Levar tráfego para outro artigo de blog

Este é possivelmente o CTA mais utilizado na internet, já nem me refiro apenas no marketing digital. Utiliza Call To Actions para criar links internos no teu site e encaminhares os visitantes para as páginas que vão contribuir para o aumento da tua notoriedade como especialista.

2 – Subscrever uma Newsletter

Este objetivo de topo de funil é dos mais utilizados no marketing digital, pois é efetivamente uma ação de entrada para que um visitante se torne em lead. Utiliza este tipo de CTA para convencer os visitantes do teu site ou blog a subscreverem a tua newsletter e com isso avançam para outra etapa do funil.

3 – Download de um produto digital gratuito

Este tipo de CTA é utilizado para motivar os teus visitantes a fazer download de um conteúdo digital feito por ti, de qualidade, e que serve para cimentar a tua posição como especialista. Por exemplo eu tenho uma checklist gratuita para criar o primeiro anúncio de facebook e uso como Call To Action “Download Checklist Grátis“.

4 – Encaminhar para uma landing Page

Este tipo de Call to Action tem como objetivo convencer as tuas leads a visitar uma landing page onde irás vender o teu produto ou serviço.

5 – Comprar um produto ou serviço

Este é efetivamente o grande objetivo dos Call To Actions e sem dúvida o que precisa de maior atenção. Se tivermos em conta que uma compra é um processo emocional, é importante que o CTA tenha em conta esse factor e puxe pelo lado mais emocional, seja em copy ou mesmo com as cores utilizadas.

Exemplos de CTA

Botão

O botão é o clássico do Call To Action, e dos tipos de CTA mais utilizados em marketing digital. Ao utilizares um botão tens que ter em conta dois factores:

  1. Copy do Botão: Deve ser um texto curto e que incite logo à ação. Ex: Comprar já
  2. Cor do Botão: A cor tem que ser apelativa e destacar-se na página onde se encontra. O laranja é a cor maioritariamente escolhida por essa razão.

Texto com hiperligação

O texto com link é um tipo de CTA muito usado para levar visitas para outras páginas, porque acaba por estar bem integrado no conteúdo que o visitante está a ler. Tem em conta em não usares um texto muito grande para hiperligação, porque visualmente não é tão atrativo.

Imagem ou Banner

Se trabalhas com Google Ads ou Facebook Ads, basicamente saberás que as imagens são o próprio call to action. Falamos de banners que são imagens de dimensões mais curtas com texto incluído que servem para incitar à ação. A grande vantagem deste tipo de CTA relaciona-se com a dimensão do mesmo pois chama mais à atenção do leitor.

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