Email Marketing: O que é, vantagens e estratégia para 2022

Descobre o que é o email marketing e que vantagens trás para o teu negócio. Sabe como definir uma estratégia de email marketing eficaz em 2022.

O Email Marketing é uma estratégia bastante eficiente para comunicar e converter leads em clientes.
E baseia-se no envio de comunicações por email que podem ser recorrentes para uma base de dados que vem através da subscrição de newsletters, lead magnets ou mesmo clientes.


Email Marketing - O que é, vantagens e estratégia para 2022


O que é o Email Marketing

O Email Marketing é uma estratégia de marketing que consiste na comunicação através do envio de e-mail com o intuito de manter as tuas leads quentes e prontas para converter em clientes.

Pode ser efectuada a através de Newsletters periódicas, processos de Lead Nurturing automáticos, envio de emails promocionais e muito mais.

Vantagens

Baixo Investimento

O Email Marketing é provavelmente a estratégia de angariação de leads que tem menor investimento e um alto retorno. Habitualmente as plataformas de email marketing já têm um plano grátis que permite fazer o envio de newsletters, automatizar emails para lead nurturing e segmentar bases de dados.

Segmentação

O sucesso de uma campanha consiste numa boa segmentação da audiência. As plataformas de Email Marketing permitem segmentar a tua base de dados para que comuniques o conteúdo certo para as pessoas certas.

Taxa de Conversão

Sabias que o Email Marketing, quando é bem trabalhado, tem uma de taxa de conversão superior aos outros canais em 69%?
Este é o potencial desta estratégia que têm um eficiência muito grande, porque todas as pessoas utilizam o email diariamente.

Testes A/B

Os Testes A/B permitem-te testar e comparar duas variáveis de um email para avaliar qual tem melhor performance.
Isto é muito importante se queres melhorar a taxa de conversão.

Podemos testar o subject, a Chamada para Ação (CTA), a hora de envio e muito mais.

Plataformas

Mailchimp

A ferramenta mais conhecida do mercado e provavelmente a que tem mais utilizadores. Mailchimp é sinónimo de newsletters, embora existam alternativas bastante viáveis, não deixa de ser a referência pela facilidade em construção de e-mails e pela sua vertente de automação.

MailerLite

O MailerLite é uma aplicação bastante intuitiva de utilizar e uma excelente opção para quem quer uma plataforma simples e está a dar os primeiros passos no email marketing.

HubSpot

O HubSpot é a maior e mais completa ferramenta de marketing que existe no mercado. E como seria de esperar o módulo de email marketing tem destaque pela ligação ao CRM HubSpot que permite uma excelente segmentação da base de dados.

Benchmark

Esta aplicação ganha pela facilidade de integração com mais plataformas como o WordPress, bem como os templates minimalistas que tem para criar newsletters.

SendPulse

Esta ferramenta permite, além do envio das newsletters, o acesso a mais funcionalidades que te vão ajudar a melhorar a performance dos emails como testes A/B ou mapas de calor.

Acede à minha página de recursos para conheceres mais plataformas de email marketing e não só.

Estratégia de Email Marketing para 2022

É importante saber como definir uma estratégia de email marketing para converter as tuas leads em clientes. Para tal recomendo que tenhas em atenção a estes pontos essenciais para definires a melhor estratégia de email marketing para o teu negócio.

Formulário para Captação de Lead

Define um formulário que seja simples mas que te permita captar os dados mais importantes da tua lead para que posteriormente possas segmentar a tua base de dados.

Segmentação

Segmenta a tua base de dados por interesse para aumentar a tua taxa de conversão. Utiliza os dados que recolheste no formulário e com base na sua atividade vai segmentado a tua audiência por exemplo comunicando por quem abre mais os teus e-mails.

Funil de vendas

Considera a tua estratégia de email marketing como um funil de vendas que começa assim que a tua lead entra para a tua base de dados.

Define todas as etapas que ele tem que passar para se tornar o teu cliente. Pensa em quantos e-mails deves enviar, qual o seu conteúdo e objetivo.

Deixo um exemplo de um funil:

  • Email 1 – Boas vindas e algumas dicas
  • Email 2 – Envia um artigo que responda a algumas das necessidades da tua lead
  • Email 3 – Envia uma comunicação onde ofereces um ebook e aos que fizerem download segmentas para uma lista mais quente.
  • Email 4 – Envia um email onde vendes o teu produto ou serviço com uma oferta exclusiva nas próximas 24 a 48 horas.


Automação – Dias e horas de envio

Automatiza o envio dos emails para a tua audiência, definindo o período que pode ser em dias ou horas de intervalo entre comunicações.

É importante estares presente na mente da tua lead mas não coloques as comunicações muito próximas entre si correndo o risco de tornares em spam para o teu futuro cliente.

O ideal é definires um intervalo de 3 dias entre emails e enviar apenas a dias úteis, entre terça e quinta-feira. Em relação à melhor hora de envio dos emails, tenta avaliar com base na atividade da tua base de dados.

No entanto se não souberes essa informação, recomenda-se o envio às 11h da manhã, 15h ou pelas 21h. Faz o envio a horas diferentes e vê em qual período a tua audiência tem maior taxa de abertura e de cliques.

Testes A/B

Tira partido dos testes A/B para melhorar a tua taxa de conversão. Se ainda estás na fase inicial, a criar a tua base de dados, recomendo que testes horas de envio ou o assunto, para definir quando abrem os teus emails ou no, caso do assunto, perceberes que tom de comunicação funciona melhor com a tua audiência.

Após alguns testes, recomendo que comeces a testar partes do texto do email para aumentares a tua taxa de cliques. Essa taxa é a mais importante para segmentares as leads mais quentes.

Relatórios

É sempre importante saber qual a tua taxa de abertura em média e por segmento, bem como a taxa de cliques. Por isso quinzenalmente, ou mensalmente fica atento aos teus relatórios pois são uma boa forma de validares o teu conteúdo.

Aos emails que estão a ter pior performance, pausas e crias outro conteúdo.

Agora que já sabes da importância do email marketing recomendo que apliques ao teu negócio o quanto antes para que possas alcançar mais clientes e aumentar a tua faturação.

Caso sintas que precisas de ajuda a definir uma boa estratégia de email marketing então uma consultoria em marketing digital pode ajudar-te a atingir os teus objetivos.

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