O funil de vendas é provavelmente a expressão que mais se ouve quando falamos de marketing e vendas.
Mas o que é realmente? E para que serve?
O funil de vendas é um processo estratégico composto pelas etapas que alguém tem que passar para se tornar teu cliente, ou seja representa a jornada de compra
O objetivo é nutrir a lead com a informação que ela procura para depois criar a confiança na sua marca e assim tomar a decisão de compra assim que surgir a oportunidade ideal.
Quais são as etapas do funil de vendas?
1 – Visitante
O teu futuro cliente tem uma necessidade e decide pesquisar online e descobre, através dos resultados, o teu site ou rede social. Nesta fase o visitante entra no teu site ou instagram e vai procurar informação que responda àquilo que procura.
Por isso é importante, se utilizas um website que a secção inicial, que se denomina por “hero”. No caso do site do dicas de marketing apostamos no nosso logótipo e numa frase que explica o benefício que irás obter connosco.
2 – Lead
Nesta fase o visitante dá os seus dados, através de uma subscrição de uma newsletter para receber mais novidades e assim torna-se uma lead. Poderás utilizar a newsletter, ou um e-book gratuito como a nossa Checklist Grátis Cria o teu 1º Anúncio.
3 – Nutrição
Esta etapa é essencial para a qualificação da lead, ou seja, aqui irá entregar de conteúdo de valor afim de se posicionar como especialista na sua área e assim ter todas as ferramentas necessárias para resolver o problema do seu futuro cliente. Utiliza plataformas como o Mailchimp ou o MailerLite para criares uma estratégia de comunicação com as tuas leads.
4- Oportunidade
Nesta fase irá oferecer à sua lead a oportunidade de investir na solução para o seu problema. Por exemplo se o seu cliente tiver dificuldade em angariar leads, poderá oferecer uma sessão de consultoria em marketing digital, ou mesmo um curso que irá ajudá-lo a atingir o seu objetivo.
5 – Venda
A última fase do funil de vendas, aqui a lead já está confiante de que se investir em si consegue resolver o seu problema, e por vezes basta um “empurrãozinho” para a motivar a comprar. Nesta fase pode utilizar algumas estratégias de venda, como um desconto, ou apelar pela escassez e urgência e dizer que as vagas do seu curso estão a terminar.
É importante entender as etapas do funil de vendas no contexto do marketing digital para que se possa converter um visitante num cliente. Todo o tipo de negócios tem um funil de vendas, mesmo que não se tenha uma percepção concreta das suas etapas. No entanto o conhecimento do funil e dos seus passos permite acelerar o processo de conversão e ser mais eficaz nas vendas quer sejas um freelancer, tenhas uma loja online, PME ou uma grande empresa.
Já tens o funil de vendas definido para o teu negócio? Partilha nos comentários a tua experiência.