Google Ads: Guia sobre Anúncios

Sabes o que é o Google Ads? Já tentaste utilizar esta plataforma mas sentiste que é uma dor de cabeça? Este guia vai desmistificar esta plataforma do Google ideal para crescer clientes e faturação.

O que é o Google Ads?

O Google Ads (Google Adwords) é uma plataforma de gestão de anúncios para a rede Google. É uma ferramenta de publicidade que serve para anunciar o teu produto ou serviço no motor de busca Google.

Google Ads - Dicas de Marketing

Que tipo de anúncios posso criar no Google Ads?

Podes criar anúncios da Rede de Pesquisa, anúncios de Display (Google Display Ads), Discovery Ads e muito mais.

Anúncios da Rede de Pesquisa

São anúncios que aparecem nos primeiros resultados de pesquisa. A particularidade é que são apenas de texto e daí não exigem criativos visuais, como imagens ou vídeos. São muito eficientes pois assentam no princípio da intenção, ou seja, os anúncios aparecem com base na intenção de pesquisa do utilizador.

Por exemplo se escreveres no Google “Contabilistas em Lisboa” irás obter resultados com base nas palavras-chave que escreveste.

Anúncios na rede de pesquisa

Estrutura da campanha:

Uma campanha é composta por um grupo de anúncios (group ad) e depois os anúncios. As palavras-chave podem ser adicionadas ao nível da campanha ou do grupo de anúncios, pelo que é possível ter várias grupos de anúncios que são segmentados por temas diferentes e com anúncios diferentes.

Por exemplo podes ter um grupo de anúncios para “Contabilista em Lisboa” e outro para “Contabilista Certificado”, e dentro de cada grupo um conjunto de palavras-chave, que correspondem aos termos de pesquisa mais comuns por parte dos internautas.

Como escolher as melhores palavras-chave?

Se conheces bem o teu negócio, e o teu tipo de cliente ideal, provavelmente terás uma ideia do que ele vai pesquisar no Google quando pretende saber mais sobre o teu serviço.

Usa esse senso comum sobre o teu cliente e também podes utilizar ferramentas para descobrir as palavras-chave com mais volume. Recomendo o Google Keyword Planner ou o Ubersuggest.

Anúncios da Rede Display

Este tipo de anúncios caracteriza-se por ser de imagem ou vídeo e usar a rede display do Google. É importante seguir os formatos recomendados pelo Google de forma a ter melhor performance, ou seja cliques por parte das pessoas que navegam pelos sites.

O que consiste a rede Display Google?

É o conjunto de sites por todo o mundo e das plataformas da rede Google como o Youtube, Gmail, Google Maps, etc.

Quais são os formatos recomendados para Google Display?

A google recomenda os seguintes formatos para dispositivos móveis:

Formato para mobile

A google recomenda os seguintes formatos para computadores:

Formato para computador

Anúncios da rede Discovery

São anúncios que ocorrem dentro da Rede Discovery, que existe apenas para IOS e Android, cuja premissa é apresentar o anúncio antes sequer do utilizador ter intenção de pesquisar, pois irá aparecer com base nos cliques que faz. Este tipo de anúncio também surge dentro do Youtube Home, e no Gmail dentro do separador Promoções ou Social.

Formatos dos anúncios de Discovery Ads

Especificações de criativos de imagens no formato paisagem:

  • Dimensões: 1,91:1 (recomendado para o maior alcance)
  • Tamanho mínimo: 600 x 314
  • Tamanho recomendado: 1200 x 628
  • Tamanho do ficheiro: 5 MB no máximo


Especificações de criativos de imagens quadradas:

  • Dimensões: 1:1 (quadrado)
  • Tamanho mínimo: 300 x 300
  • Tamanho recomendado: 1200 x 1200
  • Tamanho do ficheiro: 5 MB no máximo
Formato Discovery Ads

Optimização das campanhas de Google Ads

Criar as campanhas de Google Ads, é apenas o primeiro passo para alcançares mais clientes. É importante que ao longo do tempo de vida das campanhas, que as optimizes de forma a manter os melhores anúncios no ar e também parar o que não está a funcionar. Essa optimização permitirá reduzir o investimento que fazes, ou pelo menos apontar os teus recursos para o local certo.

Já criaste a tua primeira campanha de Google Ads? Partilha nos comentários como tem sido a tua experiência.

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