Descobre como criar uma estratégia para Instagram Stories que te permite alcançar mais clientes e aumentar a notoriedade da tua marca.
Os Instagram Stories são uma das minhas ferramentas preferidas para alcançar uma maior audiência e comunicar eficientemente. Embora o Reels de Instagram tenha um alcance muito superior, a realidade é que se compararmos a produção de Reels versus de Stories, este segundo acaba por compensar mais porque é mais rápido, alcança toda a tua audiência de seguidores, tens maior interação e recebes feedback imediato.
Com a nova atualização podes adicionar vídeos nas histórias de instagram até 60 segundos sem cortes. Essa vantagem permite-te dar mais conteúdo à tua audiência sem quebrar o ritmo do teu vídeo.
O que são Instagram Stories?
Instagram Stories são uma funcionalidade do Instagram que permite a publicação de uma imagem, vídeo ou texto no Instagram e é limitado a 24 horas. Após esse período a Stories deixa de estar visível para a tua audiência.
Como criar Instagram Stories?
Dentro da tua aplicação de Instagram, no topo esquerdo, vês a tua imagem de perfil, clica no símbolo (+) para adicionares diretamente a tua história no Instagram. Escolhes o que pretendes publicar, quem queres que veja e já está.
Dimensões de Instagram Stories
O tamanho ideal de instagram stories é de 1080 x 1920 pois ocupa todo o espaço do stories. Não recomendo menos que isso para não criar espaços vazios.
Vantagens em usar Instagram Stories
Existem muitas vantagens em tirar partido das história do Instagram. Conhece algumas delas:
1 –Toda a tua audiência vê o que partilhaste
Ao publicares uma história ela ficará disponível para todos os seguidores. Claro que dependendo do grau interação, a tua história pode ficar nas primeiras posições ou não. No entanto é garantido que todos irão receber o que partilhaste, o que torna esta a melhor ferramenta do Instagram para fazer lançamentos.
2 – Interação com a audiência
As instagram stories, permitem adicionar certas funcionalidades que possibilitam receber feedback da tua audiência. Podes, por exemplo, usar a opção de “Pergunta” ou Questionário” para motivar respostas dos teus seguidores. Essa opção permite-te também interagir com o teu público, e motivar maior ligação emocional com a tua marca.
3 – Enviar tráfego para uma página
O que antes era possível apenas quando atingisses os 10 mil seguidores no Instagram, agora já está disponível para todas as contas: adicionar uma hiperligação nas histórias. Esta opção foi efetivamente uma vitória para os negócios que usam o Instagram como espaço para promover os seus produtos ou serviços mas ainda não têm tantos seguidores. Ao publicares a história podes adicionar uma hiperligação para uma página do teu site ou blog para incentivares as visitas.
4 – Tens mais ideias de conteúdo
À medida que interages com a tua audiência e fazes perguntas ou questionários, saberás quais as suas dores ou necessidades. Essa informação é útil na tua estratégia de marketing de conteúdo, pois reduz o teu tempo de pesquisa para saberes que temas deves falar. Dás à tua audiência o que querem saber e eles dão-te ideias de conteúdo é win-win.
Estratégias de branding para Instagram Stories
Se tivermos em conta que neste momento podes publicar vídeos de 60 segundos, existem muitas estratégias que podes adoptar para aumentar a tua notoriedade da marca e com isso crescer em vendas, sem gastares dinheiro com anúncios.
Vídeo
Resumo semanal – Cria um vídeo onde abordas os temas da semana que são relevantes para a tua audiência. Podes abordar notícias que surgiram e entregas esse conteúdo em 60 segundos. Esta opção permite-te criar um alto grau de interação, além de que te ajuda a trabalhar a capacidade de simplificar a informação que entregas, porque 60 segundos não é assim tanto tempo.
Recomendação – Usa o vídeo para recomendares um livro para a tua audiência. Esta estratégia é muito utilizada no Youtube porque é muito eficiente em captar a atenção das pessoas. Faz um resumo do livro, indica porque gostaste e porque recomendas.
Perguntas
Consultoria Grátis – Esta é a estratégia mais poderosa nas histórias de Instagram. Fazer consultoria é uma óptima forma de aumentares as interações, saberes que tipo de dúvidas são mais recorrentes para criares conteúdo e para te estabeleceres como especialista. Não recomendo que faças de forma recorrente, até porque queres ser pago pela tua especialidade, mas mensalmente pode ser uma óptima forma de ganhar clientes.
Pedidos de recomendação: Pergunta aos teus seguidores que livros, cursos ou documentários têm visto recentemente e que gostaram. Isto irá promover mais respostas por parte deles e sentem-se integrados com a tua marca. Imagina que um influencer que tu aprecias faz uma pergunta e dás a tua opinião, para além de ele partilhar nas suas stories também irá responder ao que escreveste e acabas por te sentir mais ligado a essa pessoa.
Lançamentos
Promover o teu negócio: Usa os stories para fazeres os lançamentos dos teus produtos ou serviços. Uma óptima estratégia é caso tenhas um curso, partilhares que vais abrir vagas para as primeiras 100 pessoas, por exemplo, e colocar uma hiperligação.
Códigos Promocionais: Esta estratégia surgiu devido à popularidade do BeReal a nova grande rede social. Usa as histórias de Instagram para partilhar um código promocional válido apenas por 24 horas, que é o tempo limite das stories. É perfeito para aumentar engagement e criar sentido de urgência e escassez para o teu produto ou serviço