Link Building: O que é e como criar uma estratégia de backlinks em 2022

Link building é provavelmente das estratégias de SEO mais eficientes para colocar o teu site nos primeiros lugares nos resultados de pesquisa do Google. Com este artigo vamos abordar o que é link building SEO e como criar uma estratégia de backlinks eficiente para aumentar a visibilidade de um site.

Link Building - O que é e estratégias - Dicas de Marketing


O que é link building?

O link building é uma estratégia de SEO que tem como objetivo a criação de várias ligações externas em outros sites também denominados como backlinks, e dentro do teu site com links internos, para uma página específica do site, como a homepage, landing page ou um artigo de blog, com o objetivo de levar tráfego e aumentar a autoridade.

Na prática, para se ter uma boa estratégia de link building devemos ter em conta os sites parceiros onde vão existir os links para as nossas páginas. E é esta particularidade que torna esta estratégia muito importante mas também muito desafiante. Porque temos que ter em conta a autoridade dos sites onde vão estar os links.

De certa forma o link building é quase como uma recomendação de alguém sobre ti. E dependendo de quem recomenda essa sugestão pode ter ou não peso na decisão de outra pessoa.

Se for uma pessoa que outros confiam, a recomendação vai ter mais valor que alguém que não conhecem e não confiam. Na prática o link building funciona da mesma maneira: não vale a pena ter imensos links em sites se essas páginas não têm autoridade perante o Google.

O link building funciona em Portugal?

Sim, funciona em todos os países. Não interessa a dimensão do mesmo. O que é importante é criar uma estratégia com sites parceiros que tenham boa autoridade.

O link building ainda resulta em 2022?

Sim! É e continuará a ser uma das melhores estratégias de SEO que existe e é uma das que o Google (e outros motores de busca) mais valorizam. 

Estratégia de link building em 2022

Para pores em prática esta estratégia de link building não precisas de ter um blog com muitas visitas, embora acelere este processo.

1 – Cria conteúdo partilhável 

A primeira estratégia passa por criar conteúdo muito visual que permita a partilha. Falamos:

  • ebooks;
  • infográficos;
  • checklists;
  • surveys;
  • quizzes. 

Esse tipo de conteúdo, se for visualmente atrativo, vai ter grande potencial de partilha por outros sites. 

2 – Aposta no Pinterest

Eu poderia falar de outras redes sociais, mas o Pinterest é possivelmente a rede que te vai ajudar a crescer e ter backlinks por referência para o teu site. Aproveita o que vais fazer no ponto 1 e partilha também nesta rede social que é o 3º maior motor de busca do mundo.

3 – Faz guest posting

É possivelmente o ponto mais desafiante mas o que trás maior recompensa. Procura parceiros que complementam o teu negócio e cria conteúdo para o seu blog. Conteúdo de qualidade é sempre um bem precioso, e todos os sites aceitam de braços abertos quem faça aquilo que dá mais trabalho: criar conteúdo

Crias o conteúdo nos sites parceiros e colocas uma hiperligação para o teu site ou blog. Esta estratégia irá dar visibilidade às marcas envolvidas e aumentar as vendas do teu negócio online.

As melhores ferramentas para link building

Existem várias ferramentas para gestão de backlinks, contudo pela minha experiência estas três são as melhores plataformas para gerires o link building.

Google Search Console

Esta é a melhor ferramenta gratuita que deves ter para gerir o SEO do teu site. Com ela conseguirás perceber que expressões utilizaram para chegar ao teu site ou blog. Serve ainda para conseguires bloquear links externos (backlinks) duvidosos e alerta caso o teu site esteja a ser penalizado devido a esses links.

Ahrefs

A minha ferramenta de SEO predilecta, e é daquelas que se foca muito na gestão de backlinks. Tem uma área de monitorização de links muito eficiente, com alertas, pesquisa de conteúdo para encontrar parceiros e pesquisa de concorrência e dos seus backlinks. É uma ferramenta paga, sem versão gratuita.

Semrush

Provavelmente uma das melhores plataformas de SEO do mercado. Permite-te saber volumes de pesquisa, CPC dados de tráfego e conversão. Tem também um auditor de backlinks que permite monitorizar os backlinks do site e remover links que prejudicam. Tem uma versão gratuita mas limitada.

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