Qual a melhor rede social para negócios online?

Para um negócio online ter sucesso é preciso que esteja presente em redes sociais, como o Instagram, Facebook, LinkedIn etc. Mas com tanta escolha como saber qual a melhor rede social para uma empresa? Descobre qual a mais indicada para o teu negócio neste guia sobre redes sociais.

Qual a Melhor Rede Social para Negócios Online

Criar um negócio online do zero, é um ato hercúleo, no entanto nada se compara à escolha e gestão das redes sociais. Eu costumo dizer que gerir redes sociais é uma energia totalmente diferente das outras áreas de um negócio. E embora as redes sejam parte intrínseca de um negócio, a sua gestão nada se compara com o resto.

Porque deves estar nas redes sociais?

Porque é uma excelente forma de alcançares mais clientes, divulgares o teu produto e chegares a um mercado em Portugal de cerca de 7 milhões de utilizadores que estão todos os dias ativos nas redes sociais como o Facebook, Instagram, Youtube, Pinterest, LinkedIn ou TikTok.

Qual a melhor rede social para divulgar o meu produto ou serviço?

A melhor rede social é efetivamente a rede onde está o teu cliente ideal. O que quero dizer é que é importante fazer uma análise prévia, de quem é o teu cliente ideal, definir os dados demográficos e entender assim, em que rede social (ou redes) ele poderá estar a maior parte do tempo.

Como definir o cliente ideal?

É importante que construas a persona de forma a entenderes perfeitamente quem é o teu cliente ideal e como (e onde) comunicar com ele.

Assim que tiveres em papel como é a tua persona, consegues identificar em que rede social o teu cliente está mais tempo. Por isso, vou colocar as redes sociais que considero mais importantes para um negócio para que possas perceber qual é a mais indicada para ti.

1 – Instagram

Pessoalmente o Instagram é uma das melhores redes sociais para divulgar um negócio online devido ao grande crescimento desta rede e facilidade em ligar-se a outras contas para parcerias. Em Portugal, está em terceiro lugar com 68% dos utilizadores de redes sociais (quase 4 milhões de pessoas) a ligarem-se a esta rede todos os dias.

Vamos a números?

  • Utilizadores em Portugal: 3.8 milhões
  • Faixa etária média: 16 – 34 anos
  • Género: 55% Feminino – 45% masculino
  • Mercado: B2C, B2B

2 – Facebook

O Facebook é a rede social que em Portugal apresenta um crescimento acima da média. Cerca de 86% dos utilizadores de redes sociais estão no Facebook, o que torna esta rede muito importante para o crescimento de um negócio e ainda mais devido ao potencial para divulgar anúncios.

Vamos a números?

  • Utilizadores em Portugal: 6 milhões
  • Faixa etária média: 35 – 65 anos
  • Género: 52,5% Feminino – 47,5% masculino
  • Mercado: B2C, B2B

3 – Youtube

Há quem não considere o Youtube como uma rede social, no sentido clássico da palavra, no entanto é uma rede social que tem por trás a robustez da marca Google que efetivamente lhe dá uma vantagem competitiva em relação às restantes redes. O Youtube é na realidade um motor de busca, onde fazes a pesquisa do que pretendes encontrar já dentro desta rede e dá-te os resultados que procuras.

Esta rede é utilizada por 93% dos utilizadores de redes sociais, o que implica que quase todas as faixas etárias estão nesta rede. Além de ser uma rede social é um complemento de SEO para os negócios online, pois tudo o que está no Youtube é indexado pelo motor de busca Google. Já devem ter reparado que quando pesquisam algo, as vezes aparecem vídeos com a resposta certo? Pronto essa é força do Google no Youtube.

Vamos a números?

  • Utilizadores em Portugal: 6.5 milhões
  • Faixa etária média: 18 – 55 anos
  • Género: 50% Feminino – 50% masculino
  • Mercado: B2B, B2C

4 – TikTok

Não podemos falar de redes sociais sem abordar o TikTok. Esta rede social, que explodiu em Portugal por altura da pandemia, foi percursora de algumas novidades como o Reels no Instagram ou o Shorts no Youtube. A realidade é que o TikTok veio alterar a forma como comunicamos por vídeo e é responsável pelo crescimento astronómico de algumas marcas.

Vamos a números?

  • Utilizadores em Portugal: 840 mil
  • Faixa etária média: 16 – 24 anos
  • Género: 60% Feminino – 40% masculino
  • Mercado B2C

5 – Pinterest

O Pinterest apesar de ser utilizado por 35% dos utilizadores de redes sociais, não tem a mesma popularidade do TikTok (no entanto falamos de uma diferença de 2 milhões de utilizadores). A verdade é que o Pinterest é uma pedra preciosa, porque é responsável por muito dos visitantes de redes sociais que existem nos sites. Isto porque o Pinterest em si também funciona como um motor de busca e o seu potencial é enorme.

Vamos a números?

  • Utilizadores em Portugal: 2.45 milhões
  • Faixa etária média: 22 – 45 anos
  • Género: 75% Feminino, 25% masculino
  • Mercado: B2B, bBC

6 – LinkedIn

O LinkedIn é a rede social profissional que está neste momento numa fase de transformação, o que para quem procura crescer nesta rede é muito importante que aproveite a onda. É uma rede social com grande potencial principalmente para o mercado B2B, pelo que aqui é possível comunicar para os decisores das empresas. O downside desta rede é que o custo de criar anúncios é o mais caro de todas as redes, devido ao seu alcance.

Vamos a números?

  • Utilizadores em Portugal: 2.52 milhões
  • Faixa etária média: 25 – 45 anos
  • Género: 51% Feminino, 49% masculino
  • Mercado B2B

Qual a melhor rede?

Embora existam muito mais redes, eu acredito que estas 6 que indiquei são as que melhor servem os negócios digitais pelo seu potencial de alcance e geração de leads.

Avalia qual é a melhor para comunicares com o teu cliente ideal e não tens que te focar apenas numa, dados indicam que os utilizadores de internet estão pelo menos em 8 redes sociais.

Qual é a rede social que mais utilizas? Partilha nos comentários a tua resposta.

Partilha este Artigo

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recebe as melhores dicas de marketing no teu email

Todas as semanas vamos enviar as melhores dicas de marketing para levares o teu negócio mais longe e ainda outras novidades do mundo digital.