Sabes o que é a metodologia AIDA? É um processo que assenta em estratégias de marketing de conteúdo e que tem um impacto muito grande no sucesso de um negócio.
A AIDA é uma metodologia que significa Atenção, Interesse, Desejo, e Ação e é utilizada no marketing digital para atrair clientes e fechar vendas.
É um dos métodos de marketing de conteúdo mais eficazes para converter leads em clientes, devido à sua simplicidade e rapidez de implementação.
Quais são as etapas da AIDA?
A AIDA foca-se no comportamento do teu cliente e ajuda-te a incentivá-lo a adquirir o teu produto ou serviço e é composto por 4 etapas:
1 – Atenção
Corresponde ao momento em que o um visitante se apercebe que existes. Isso acontece porque ele pesquisou por algum tópico no Google ou numa rede social como o Instagram e tu apareceste nos resultados de pesquisa. Poderá ser também porque tens a correr uma campanha de Google Ads ou Facebook e Instagram Ads e esse anúncio apareceu na feed do teu futuro cliente, nos resultados de pesquisa ou num website.
2 – Interesse
Nesta fase a informação que tens no teu website, ou conta de instagram, cria interesse na tua futura lead. Pode ser informação sobre o teu produto ou serviço, ou mesmo um artigo a dar resposta ao que procura. A partir daí esse visitante irá querer saber mais sobre ti, ou a tua empresa e como podes responder às suas necessidades.
Entrega conteúdo que te coloque como especialista aos olhos da tua futura lead e assim aliviar o receio do teu futuro cliente em investir no teu produto ou serviço. Mostra que és um expert.
3 – Desejo
A terceira etapa é extremamente emocional. Aqui vais estimular a sua vontade em comprar o teu produto ou serviço. Indica como podes ajudá-lo a atingir o seu objetivo ou evitar um problema.
É comum o teu futuro cliente comparar a tua oferta com outros concorrentes para perceber qual é a melhor opção para si.
4 – Ação
A última etapa da metodologia AIDA, aqui o teu futuro cliente só necessita de uma chamada para ação (CTA – Call to Action) para poder comprar. Cria CTA’s claros, seja através de botões chamativos ou texto explícito (ex: comprar já) e utiliza algumas estratégias para facilitar essa ação.
Por exemplo, se tiveres a vender uma consultoria, indica que as vagas para o mês estão quase a esgotar. Assim crias um sentido de urgência para a compra. Podes também motivar através de um desconto limitado no tempo.
Público-alvo e Personas para construir a AIDA
Antes de começares a desenhar a tua estratégia de conteúdo para a metodologia AIDA, é importante saber para quem estás a comunicar. Conhece bem o teu público alvo, cria personas para que possas entender melhor, os seus desejos, receios e como usar as expressões certas para criar desejo e motivar a compra.
AIDA – Uma metodologia de conversão de visitantes em clientes
A metodologia AIDA é um processo simples, focado em marketing de conteúdo, que serve para aumentar as tuas vendas e conseguir mais clientes. Para que esta metodologia funcione de forma eficaz é importante saber quem é o teu público-alvo de forma a entender qual a melhor forma para comunicar com este tipo de cliente.
Já utilizas a metodologia AIDA no teu negócio? Quais foram as maiores aprendizagens e desafios nesse processo? Partilha nos comentários.