O que é SEO? Como optimizar o site ou blog

Sabes o que é SEO e o que significa esta sigla? E como é que pode ser utilizado para melhorar o site ou blog para ficar nas primeiras posições do Google.

O que é SEO?

SEO significa Search Engine Optimization, ou em português Optimização do Motor de Busca, e corresponde às ações que temos que efetuar para que o teu website ou o blog seja rankeado e fique nas primeiras posições nos resultados dos motores de busca (SERP), como o Google ou Instagram (sim existe o SEO para Instagram).

Basicamente tudo o que tiver um motor de busca (search engine) é passível de ser optimizado em SEO.

Qual a importância do SEO para o meu negócio?

A melhor forma de responder é através do uso prático do maior motor de busca do mundo, o Google. Pesquisa por exemplo “Receita de Bacalhau à Brás” no Google e nos resultados verás quais são as páginas que o Google considera mais relevantes e importantes em relação à expressão indicada. Isto acontece porque direta ou indiretamente as páginas têm o seu SEO bem trabalhado o que permite colher frutos e receber grande parte do tráfego de pesquisa.

O Hubspot indica que cerca de 75% a 80% das pessoas que pesquisam no Google não passam da primeira página, o que indica que se não estás na primeira página do Google o teu negócio, para a maioria das pessoas, não existe.

E o site Search Engine Journal indica que 32% do tráfego vai para o primeiro resultado de pesquisa orgânica, por isso mesmo estando na primeira página é imperativo ficar nas primeiras 3 posições.

Como optimizar o meu website ou blog?

Bom a primeira coisa a fazer é perceber em que ponto estás a nível de SEO, por isso recomendo que:

  • Analises bem o teu website ou mesmo o blog e percebas qual é a palavra-chave mais relevante para o teu negócio ou conteúdo.
  • Após isso, faz uma pesquisa no Google por essa palavra-chave e vê em que posição estás.

Agora que sabes em que posição estás, o importante é entender o que podes fazer para melhorar o SEO.

1 – Usa uma plataforma de SEO

Hoje em dia, existem ferramentas fantásticas para ajudar na optimização do SEO e que além disso são gratuitas e ajudam-te a obteres o volume de tráfego das palavras-chave, trabalhar as metas do teu site, criar sitemaps bem como dar um olhinho à concorrência. Deixo aqui algumas sugestões

2 – Escolhe a palavra chave certa

O teu negócio serve um propósito, certo? Resolve um problema. E normalmente o que pesquisaria o teu cliente sobre esse problema? Essa é a palavra-chave principal para o teu negócio. És contabilista? “Serviços de contabilidade” por exemplo.

Descobre a palavra-chave certa e revê o copy do teu site para perceber se essa palavra-chave está presente no teu site. No entanto, é importante saberes que não basta incluir a palavra-chave de forma repetitiva, tem que estar de acordo com o contexto do que está a ser falado e fazer sentido com o conteúdo.

O mesmo se aplica no blog, a palavra-chave a trabalhar tem que estar de forma natural no texto.

3 – Optimização das páginas

Cada página do teu site tem um conjunto de meta-tags, que são tags de html que estão na fonte das páginas e que ajudam o Google a entender o conteúdo do teu site e assim rankear as páginas. Destaco 3 meta-tags para o teu site ou blog:

  • Meta Title – Aqui inseres o título de que se refere a tua página.
  • Meta Description – Coloca uma breve descrição (até 150 caracteres) sobre o teu site.
  • Tags no Cabeçalho – H1, H2, H3.. -> Servem para indicares a importância do conteúdo para os motores de busca.

4 – Conteúdo para Mobile

Na área do web design, quando se fala em desenvolver websites, tem sempre em mente o conceito de mobile first. É um dogma utilizado pelos designers que retrata um pouco o nosso dia-a-dia em que vemos grande parte do conteúdo no nosso telemóvel. Provavelmente estás a ler este artigo num.

Ao criar um website é importante que seja responsivo e adaptado para dispositivos móveis. Além do teu visitante agradecer, o Google beneficia sites que têm conteúdo optimizado para mobile.

5 – Site rápido

O Google em Maio lançou novas directrizes a nível de performance dos sites, pelo que os sites que consigam cumprir com o que é pedido por esta plataforma, serão beneficiados nos resultados de pesquisa. A plataforma Google Page Speed Insights irá dar-te uma visão geral do estado do teu site e dizer o que tens que fazer para melhorar a performance.

6 – Segurança SSL

De forma simples, é importante que o teu site seja seguro. Estás a ver na área do endereço aquele cadeado? É disso que falo, verifica se tens os certificados de segurança em dia, porque os browsers como o Google Chrome, apresentam uma mensagem de erro/perigo a quem tentar visitar um site sem a segurança em dia. Fala com a empresa onde está alojado o teu site caso não não esteja ativo.

7 – Link Building

Quantos links internos tens nos teus artigos do teu blog ou páginas do website? E links externos a apontar para o teu site? O Link Building corresponde ao processo de inclusão de hiperligações internos e externos. Por isso, sempre que tiveres oportunidade faz link building. E se for externo fala com sites com boa autoridade para que recebas deles bom tráfego.

SEO, um processo contínuo.

Este é um guia rápido para começares a trabalhar o SEO. Este processo é contínuo e é preciso que a optimização seja feita de forma regular para a concorrência não te ultrapassar.

Caso não saibas por onde começar, recomendo que faças uma consultoria com um especialista que certamente te vai indicar como podes trabalhar o SEO do teu site.

Costumas trabalhar o SEO das tuas páginas? Partilha comigo, nos comentários como tem sido a tua experiência.

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