É a rede social do momento. Não há personalidade ou marca que não tenha uma conta neste rede social. Descobre o que é e porque tu, e o teu negócio, devem estar presentes no TikTok.
O que é o TikTok?
O TikTok é uma rede social com base em vídeo, foi criado pela ByteDance uma empresa tecnológica chinesa, em 2016.
Basicamente foi a partir desta rede que surgiram os Reels do Instagram. Dados indicam que tem cerca de 2,82 milhões de utilizadores em Portugal acima dos 18 anos, no entanto esta rede social é muito utilizada por menores a partir dos 13 anos de idade.
Porque é que o TikTok é tão popular?
O TikTok é muito popular porque é uma rede social de vídeos curtos permitindo-te reagir aos mesmos de forma muito criativa e também o é devido ao seu algoritmo muito bem afinado, que faz com que nenhum utilizador veja a mesma feed.
Outra razão da sua popularidade é a facilidade com que se consegue crescer nesta rede social, havendo uma correlação muito direta entre o número de publicações e o crescimento em seguidores.
É bastante conhecido, em Portugal, o caso do Kapinha que apesar de não ser consensual a sua popularidade entre os portugueses, no TikTok tem mais de 1.2 Milhões (dado que até divulga na sua conta de Instagram), ultrapassando personalidades mais acarinhadas (e famosas) como a Rita Pereira com 547 mil seguidores ou o Rui Unas com 354 mil seguidores por exemplo.
Esse crescimento deve-se sobretudo ao número de vídeos que publica no seu perfil.
Como fazer Download de vídeos do TikTok
Na aplicação acede ao vídeo que pretendes descarregar e clica no ecrã durante uns segundos e irá aparecer a opção de download do vídeo.
Podes também fazê-lo clicando no botão de partilha e depois clicar novamente no botão de download.
Como fazer Download do TikTok
Simples, se tiveres um Iphone basta acederes à App Store e pesquisar por TikTok e clicar para “Obter”.
Nos Smartphone Android, apenas tens que aceder à Google Play, fazer a mesma pesquisa e proceder ao download.
Como ganhar dinheiro no TikTok em Portugal
A monetização das redes sociais sempre foi um aspecto muito apetecido, tanto pelas empresas que desenvolveram as aplicações, bem como pelos próprios utilizadores.
A realidade é que atualmente é possível ganhar dinheiro, e muito, através do TikTok Rewards que é um programa de afiliados.
Através de Lives também é possível ganhar dinheiro: quem faz a live pode receber presentes de quem está a assistir como forma de agradecimento pelo conteúdo. Esses presentes podem ser trocados por dinheiro.
Outra forma é através de missões diárias, que consistem em ver vídeos ou partilhar e pode-se receber moedas próprias dessa rede e convertê-las em euros.
TikTok vs Youtube
Apesar da grande influência que o Youtube tem na nossa vida digital, a verdade é que depois da popularização do TikTok as outras redes tiveram que se adaptar para continuarem relevantes e conseguirem fazer frente ao TikTok.
Entre estas duas redes, é impossível dizer que um é melhor que o outro. A verdade é que foi devido ao TikTok que o Youtube desenvolveu os Shorts que são conteúdos curtos em formato vertical que ocorrem dentro do Youtube.
TikTok vs Instagram
O grande rival do Instagram, e é muito notório como a popularidade do TikTok tem influenciado a forma como o Instagram se tem adaptado. Desde os Reels, o feed a dar prevalência a conteúdo em vídeo e formas de reagir a vídeos muito “inspiradas” na rede social criada pela ByteDance.
A verdade é que os vídeos do TikTok também vão parar ao Instagram embora mais tarde, e algo que tenha viralizado lá, ao chegar ao Instagram provavelmente já perdeu a sua novidade.
Se ainda preferes fotografias a vídeos, então o Instagram continua muito atual para ti, caso prefiras vídeo então experimenta o TikTok.
TikTok vs Google
Podes estranhar porque é que existe uma comparação entre o Google e o TikTok, principalmente se fores Millennial.
O Google sempre foi rei e senhor das pesquisas (e continua a ser) no entanto, dados recentes revelam que cerca de 40% dos Gen Z (quem nasceu entre 1997 e 2012) fazem as suas pesquisas diretamente no TikTok.
Porquê? Porque além dos utilizadores já habitarem nesta rede, eles preferem ver vídeos curtos que dêem resposta ao que procuram, ao invés de ler um artigo de blog.
TikTok para Negócios
Na minha consultoria, por vezes fazem-me esta pergunta: Faz sentido criar uma conta TikTok para o meu negócio online?
A minha resposta é sim! Embora seja importante escolher as redes que melhor se adaptam ao teu negócio, apostar nesta rede é, atualmente, sempre bem positiva.
E não porque é “o” TikTok, mas sim porque é uma rede com um alcance muito grande e convém aproveitar enquanto o algoritmo ainda é favorável a esse crescimento.
Independentemente de como é o teu negócio, se é B2C (Business to Consumer) ou B2B (Business to Business), esta rede é sempre uma boa opção. E não tens que dançar ou entrar na última trend. Basta fazer conteúdo interessante, que seja útil para quem te vê.
Deixo aqui algumas ideias de conteúdo para o TikTok para quem tem negócios online:
- Dicas úteis para os teus (futuros) clientes
- Testemunhos de clientes
- Tutoriais de como usar o produto que vendes
- Bastidores do teu dia-a-dia enquanto empreendedor
- Situações de humor
Outra opção é criar parceria com outras marcas ou influenciadores para aumentar o alcance da tua marca. Além disso também podes apostar em TikTok Ads para chegar a mais clientes.
TikTok Ads
TikTok Ads faz parte da área de marketing do TikTok for Business onde é possível criar anúncios segmentados nesta rede social. O processo não é muito diferente do que acontece nos Facebook Ads.
A grande vantagem deste tipo de anúncios é que permite, além de segmentar o teu público, levar as pessoas diretamente para o teu site ou loja online.
Para criares anúncios no TikTok basta seguires estes 4 passos:
Definir o Objetivo da Campanha:
- Aumentar tráfego para o teu website
- Aumentar as instalações da tua App (caso a tenhas)
- Crescer as vendas online
- Angariar novas leads
Criar e Segmentar a Audiência
Segmentar a audiência que pretendes atingir definindo os seus dados demográficos, interesses e muito mais. Utiliza a tua persona para segmentar o teu público-alvo, assim os teus anúncios irão aparecer para quem realmente importa ao teu negócio.
Define o Orçamento
Escolhe o orçamento da tua campanha, poderá ser um valor diário ou pelo valor global a ser gasto durante o período da campanha.
Dica: Se tiveres dúvidas, 1€ dia por 7 dias poderá ser suficiente para tomares pulso à campanha e obteres alguns resultados iniciais.
Cria o anúncio
Nesta fase poderás tirar partido daquilo que fez do TikTok tão popular, as ferramentas de edição de vídeo que permitem criar anúncios de vídeo, ou imagem, de forma simples e rápida.
Dica: Não faças anúncios de imagem só porque tens vergonha de aparecer. Na realidade não tens que aparecer nos vídeos, aproveita as ideias de conteúdo para TikTok que sugeri à pouco e cria vídeos que ajudem as pessoas.
Após estes 4 passos apenas terás que publicar o vídeo e já está. Tens acesso a uma área de relatórios que te vão permitir monitorizar os resultados e pausar ou alterar os anúncios que não estão a correr tão bem.